Muitas empresas em crescimento debatem-se com três conceitos bem
conhecidos que são frequentemente confundidos e mal entendidos: visão, valores
e estratégia. Os empreendedores, quando criam empresas, falam muitas vezes
sobre a sua visão no mesmo contexto da estratégia e valores. Mas estes
conceitos são coisas separadas e distintas que – se indevidamente misturadas –
podem sabotar os mesmos objetivos que procuram articular. Pense neles como
prescrições de medicamentos poderosas que mantêm a empresa saudável mas que
podem ser mortais se forem combinados da maneira errada.
A primeira coisa a lembrar sobre os
valores é que
eles não mudam. Os valores fazem parte do DNA da empresa. Pergunte-se: porque é
que o meu negócio existe? E não diga uma coisa do género "para servir os
nossos clientes". Isso não é um valor. Tal como os valores de uma pessoa
definem quem ela é, os valores de uma empresa definem o que a empresa
representa (não meramente o que faz). E apesar de muitas pequenas empresas
considerem não ter uma "cultura", no sentido em que as grandes
empresas utilizam este termo, cada empresa tem uma cultura de algum género,
conscientemente ou não.
Os valores definem o seu negócio e como você quer que as
pessoas, que trabalham lá, interajam com os outros. Declarações de valores bem
estruturadas utilizam palavras como integridade, precisão, lealdade,
responsabilidade e trabalho em equipa, entre outros. Uma empresa define os seus
valores para que toda a gente compreenda claramente aquilo que são e como podem
contribuir, para eles, no momento em que tomam decisões e definem prioridades.
Os valores estabelecidos também o guiam nas suas decisões de contratação. Os
valores devem ser uma constante que mantêm o seu negócio na linha,
independentemente dos desafios que irá enfrentar no futuro.
A visão é diferente. A sua visão é focada no futuro e enquanto os valores são um
contribuinte, a visão está relacionada com o desenvolvimento da clareza e
propósito à volta dos mais elevados objetivos de mudança, globais ou de
mercado, que você tem. Esta é a maior aspiração que você tem para a sua
empresa. É onde você quer estar daqui, digamos, a 10 ou 20 anos. Mas não está
relacionada com taxas de crescimento ou lucros, é mais sobre o que quer que a
sua empresa crie ou alcance ao longo do tempo. Essa visão não é fácil de
perceber e pode exigir constantes mudanças de curso, trabalho árduo e muitos
sucessos acumulados ao longo do tempo.
Quando definir a sua visão, aponte para a clareza e foco. É
tentador falar em termos vagos que são difíceis para as outras pessoas
interpretarem, e muito menos de seguirem. Os colaboradores, parceiros,
investidores, vendedores, clientes, entre outros, devem ser capazes de
compreender a sua visão para que ela funcione (não têm de concordar com ela, só
têm de compreendê-la).
Só agora pode falar de estratégia. A coisa mais importante a saber sobre a estratégia é que está
sempre a mudar – em pequenos passos ou revisões radicais. Isso é fundamental
porque as condições da empresa, os mercados, a concorrência, as preferências do
consumidor, e um vasto leque de outros fatores estão em constante evolução. Se
a sua estratégia permanece fixa, está condenado. A estratégia é o mapa que você
usa para alcançar a sua visão e atingir os seus objetivos, guiada pelo GPS dos
seus valores.
Fonte: Portal Gestão
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