terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Faturas para deduzir no IRS 2013 - Explicação


O Governo vai conceder um benefício fiscal aos contribuintes que exijam faturas nas compras que fazem, com o objetivo de pôr a máquina do combate à fraude e evasão fiscal a trabalhar melhor.
A partir de janeiro, os portugueses vão poder deduzir em sede de IRS até 5% do IVA pago com a aquisição de bens e serviços nas áreas da reparação e manutenção de veículos automóveis e motociclos, alojamento, restauração e cabeleireiros e similares. A medida terá assim efeitos na declaração de IRS entregue no ano seguinte, em 2014.
Mas a Promessa de grande benefício implica enorme gasto!
O benefício máximo é de 250 euros por cada família, mas a verdade é que, se à primeira vista, a medida parece promissora, esse ganho é quase impossível de atingir. Isto porque, para encaixarem o benefício, os portugueses terão de gastar 26.739 euros por ano. Ou seja, mais de 2.200 euros por mês - e só em despesas relacionadas com estas quatro atividades (reparação e manutenção de veículos automóveis e motociclos, alojamento, restauração e cabeleireiros).

Por isso não fique em pânico a pedir em tudo quanto é “buteco” uma Fatura Simplificada com número de contribuinte. Em relação à Fraude, à partir do momento que sai o talão de venda do computador da empresa, já está garantido que essa empresa informou às Finanças que vendeu os seus produtos.

  

Percebeu? Ou quer que lhe faça um esquema? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário