segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Como está a sua saúde financeira?


As finanças pessoais têm muito a ver com o senso comum! Como tal, este artigo pretende apenas reunir algumas dicas básicas para que os leitores, principalmente os mais jovens, possam ter um futuro mais saudável e estável financeiramente.
Como alguém famoso um dia afirmou, "O dinheiro não traz felicidade, mas ajuda!". Por isso, se quiser ser feliz e atingir a quase independência financeira por volta dos 50 anos, ou até mesmo antes, pode começar a aplicar já à sua vida alguns dos seguintes passos.
Cometa todas as loucuras no início da sua vida adulta
Faça todas as coisas loucas que quer fazer entre os 18 e os 25 anos. Não se preocupe em excesso com questões de dinheiro ou com o seu futuro financeiro porque vai ter muito tempo pela frente para ser preocupar com isso. Viaje pelo mundo, suba ao topo das montanhas, mergulhe para ver as baleias; faça aquilo que preferir ou mais gostar.
Aplique a regra de poupança dos 20/80
• Se for solteiro/a – poupe 20% do seu salário.
• Se for casado/a – poupe o mais que conseguir, preferivelmente 10% de cada um dos rendimentos.
Depois esqueça-se que esse dinheiro existe e não lhe toque, quaisquer que sejam as circunstâncias.
Comece a investir cedo e sensatamente
Invista tudo o que puder/conseguir juntar numa conta de investimento para poder ter as vantagens de ganhar juros. Quando conseguir juntar uma boa quantia, pode começar a investir em fundos mútuos por exemplo. Pode também construir um portfólio de investimentos simples o que lhe vai permitir um crescimento sólido do dinheiro investido. Vá acrescentando uma quantia mensalmente e pense nisso como uma "tábua de salvação".
Cartões de Crédito: reduza ao mínimo
Veja muito cuidadosamente tudo o que está relacionado com o/os seu/s cartão/ões de crédito (contratos, taxas associadas, etc). O melhor a fazer é ficar apenas com 1 cartão de crédito (aquele que oferece melhores condições) e e livrar-se de todos os outros (depois de cumprir todas as suas obrigações, é claro).
Viva dentro das suas possibilidades
Parece óbvio mas mesmo assim, uma grande % de famílias portuguesas acumulam dívidas, a cada ano que passa (por exemplo através de cartões de crédito), que não conseguem pagar ou manter. Será que necessita mesmo de comprar aquele carro só porque é da marca X? Se precisa de comprar um carro experimente, por exemplo, comprar uma marca/modelo mais barato, que seja fiável e que possa manter durante, pelo menos 10 anos.
Conclusões
Se começar a aplicar todas estas dicas desde jovem, quando chegar aos 50 anos não deverá ter grandes dívidas, a sua casa deverá estar quase paga assim como o seu carro. Mas o mais importante é que vai poder estar relaxado e preparado para qualquer coisa que a vida lhe possa reservar: um acidente, uma doença grave ou outra coisa qualquer. Com isto tudo já se pode considerar quase feliz, o resto será entre si e o seu "Deus"!
E se quiser Aprender a Investir, nada melhor que este EBook: Finanças Pessoais


Sem comentários:

Enviar um comentário