Marketing e Evolução

Marketing


A palavra marketing é muitas vezes relacionada com aquilo a que antigamente se chamava direção de vendas e que agora é designado por distribuição. Marketing não é sinónimo destes termos, indicando pelo contrário uma compreensão mais vasta da complexidade da comercialização, que se tornou comum nos últimos anos.
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    Muitos executivos que não trabalham em marketing põem em causa a validade dos gastos com esta atividade. O exercício de marketing constitui o elemento criativo da atividade comercial. Ele é o meio, por excelência, através do qual é obtido o rendimento da empresa. É uma parte integrante do negócio e deve ser considerado, na atribuição dos custos, ao mesmo título que os processos de produção. Sem os gastos de marketing não há vendas; a produção torna-se necessária. Os custos de marketing, no balanço da empresa, dão origem a baixos níveis de preços que não poderiam ser obtidos sem recorrer às modernas técnicas de marketing.


Evolução


Ênfase na produção:

Nesta fase a procura excedia a oferta de produtos na maioria dos setores. Tudo o que se produzia vendia-se. Não havia preocupação em conhecer o desejos do consumidor. A empresa produzia produtos baratos, procurando o máximo de eficiência na produção e na distribuição. 

Ênfase no produto:

Quando a procura equilibra a oferta, mercê da entrada de novos produtos no mercado, as empresas começam a preocupar-se com a melhoria da qualidade do produto e com a relação qualidade/preço. 

Ênfase nas vendas:

As empresas pressupõem que o cliente normal não comprará o suficiente, a não ser que seja objeto de esforço especial de venda e promoção. As empresas consideraram que os seus produtos são "vendidos e não comprados". A satisfação do cliente é considerada secundária relativamente ao objetivo principal de vender. 
Os circuitos de distribuição adoptam novas técnicas no comércio a retalho, modificam-se os processos de comunicação, aperfeiçoam-se as técnicas de conhecimento dos mercados como os inquéritos e sondagens. 

Óptica de marketing:

O conceito de marketing é uma filosofia de gestão que se traduz numa orientação para o cliente. Visa a satisfação do cliente como solução para os objetivos da empresa. 
Trata-se assim de um marketing integrado. É uma forma de estar da empresa que condiciona a sua vivência interna e o modo como olha os seus clientes. O cliente "fiscaliza" o trabalho da empresa, quer na gestão de stocks, quer na produção, quer no atendimento pós-venda, e mostra o seu agrado ou desagrado repetindo ou não as compras à empresa. Peter Drucker vai mais longe, ao afirmar que "o objetivo do marketing é tornar a venda supérfula", isto é, a empresa compreende tão bem o cliente que o produto ou serviço se vende por si mesmo. 

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