quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Campanha «pague menos luz» já passou os 100 mil aderentes


A iniciativa da DECO de convidar os consumidores a juntarem-se para pagar menos na fatura de eletricidade já ultrapassou as 100 mil adesões, sendo que a campanha decorre até 30 de abril destaca edição do Jornal de Noticias nesta quinta-feira.
A iniciativa da Deco (Associação de Defesa do Consumidor) para ajudar os clientes de eletricidade a baixar a conta "está a tornar-se num fenómeno", refere a publicação. A campanha foi lançada no início da semana e esta quarta-feira, cerca das 23 horas, ultrapassou as 100 adesões. Ao final da manhã eram já 60 mil aderentes.
"Os registos podem ser feitos até 30 de abril e em apenas três dias já atingimos estes números. E não para de crescer", disse a diretora de relações institucionais da associação, Rita Rodrigues, citada pelo jornal.
A iniciativa, que é inédita em Portugal mas que já foi realizada em países como a Alemanha, Bélgica, Holanda e Inglaterra, tem três momentos distintos. Numa primeira fase - a que está a decorrer agora -, a Deco pretende juntar o maior número de consumidores particulares de eletricidade e, para conseguir esse objetivo, pede que seja feito um registo no site www.paguemenosluz.pt.
Findo este processo, a Deco fará um leilão onde empresas como a EDP, Galp, Iberdrola ou Endesa vão apresentando ofertas, ganhando a tarifa mais baixa. "O leilão será online e o operador pode ir mudando a oferta, sendo que fecha quando, ao fim de 30 minutos, não houver nenhuma nova oferta",  segundo a mesma fonte.
Por fim, a Deco avalia quanto é que cada consumidor registado poupa em relação ao que paga atualmente e entra em contacto com eles para saber se querem ou não aderir à tarifa que ganhou o leilão. "Vamos escolher um preço mais baixo para a tarifa simples e para a bi-horário, o que quer dizer que podemos escolher até dois operadores no leilão", explicou ainda Rita Rodrigues.

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