Um novo ano começou e isso significou novas tendências na procura de
emprego. Enquanto o currículo vai desempenhando um papel importante, há também
as novas tendências a que devemos prestar atenção.
A coisa importante a ter em conta na construção do teu curriculum é que
2013 é o ano de mostrar, não dizer. E então quais são algumas
outras tendências de escrita do currículo para este ano?
Tendências 2013
Se queres ter
um currículo que te destaque dos demais, vê com atenção estas dicas:
1. Currículos
sociais
Se estás mesmo
comprometido em conseguir um emprego em 2013, então tens que perceber que os
cv’s não são mais peças estáticas de papel.
Uma das
mudanças mais importantes em 2013 é a ‘The Sociability” dos cv’s.
Os Cv’s estão a
tornar-se entidades vivas online. Com os novos Social Media o tipo de
comunicação entre os gestores das empresas de contratação e os candidatos
a trabalhadores também mudou, e é agora cada vez mais direta e próxima.
Futuros empregados
têm a oportunidade de interagir nas redes sociais e fazer ‘amizade’, com os
recrutadores antes mesmo de se candidatar a uma posição. As empresas estão cada
vez mais propensas a usar as redes sociais e as
tuas contas de
Social Media como sejam o Facebook ou Linkedin, é que transmitem a primeira
impressão a quem recruta.
2. Twitter
A popularidade
do Twitter está a crescer de forma brutal. A boa notícia é que provavelmente já
estarás nele. Os candidatos a emprego podem aproveitar o poder de um tweet, explicando
por que eles são um excelente candidato em 140 caracteres ou menos.
Felizmente,
tens à tua disposição 160 caracteres para te descreveres na biografia no
Twitter. Se para ti a tarefa de condensar as tuas qualificações é difícil,
então podes que ver isto como uma oportunidade.
É a tua
oportunidade de descobrir o que realmente te faz diferente. Marcas referem-se a
isso como o teu Unique Selling Proposition (USP). Twitter é a tua forma de
descobrir o teu USP e desenvolveres a tua marca pessoal. Depois disto tens de
ligar a tua biografia a um website, ou outro site de rede professional, ou
seja, o Linkedin.
3. QR
Codes
Se te
candidatas a um cargo relacionado com tecnologia, então os códigos QR podem
ajudar-te a destacar. Um código QR é aquele pequeno quadrado, código de barras
que provavelmente já viste em publicações, publicidades e em algumas embalagens
de produtos. Isto mostra que estás ciente das tendências tecnológicas e de que
sabes como usá-los também.
Não é
obrigatório, é claro, mas pode ser uma boa maneira de adicionar um pouco de
‘kool factor’ ao teu currículo e destacá-lo dos restantes.
Algumas dicas para usar os códigos QR em seu currículo:
• ter em
atenção o tipo de posição a que te candidatas e a empresa alvo: os códigos QR
serão mais aceitos pelos empregadores mais orientados para o maketing;
• Incluir URL
do seu site, além do código QR;
• Certifica-te
que o site para o qual o código QR vai é totalmente acessível e
mobile-friendly.
4. Infographics
Uma imagem vale
mais que mil palavras. A Infografia está em todo o lado na internet, surgindo
em toda rede on-line e também em impressão. Os candidatos a
cargos criativos podem usar a popularidade de infográficos para destacar
as suas qualificações e competências.
Como os
currículos infográficos não conseguem ser tão detalhados (tendem a ser mais
simples do que o currículum standard), os candidatos podem usá-los como
complemento ao seu currículo. Em alguns casos, um currículum infográfico pode
chamar a atenção do empregador, mas provavelmente nunca irá substituir
totalmente o CV texto tradicional.
5. Outras
dicas úteis
Currículos
devem ter sempre um alvo, específicos e quantificáveis. Certifica-te que o teu
currículo não é apenas adaptado à posição que te estás a candidatar, mas
também adaptado à cultura e realidade da empresa.
Números,
figuras e percentagens mostram o que tu sabes fazer. Quantificar a tua
experiência, sempre que possível, é também uma demonstração de
profissionalismo.
Sei que ouvir
isto não é fácil, mas esquece a frase “referências disponíveis mediante
solicitação”. Em vez de usares essa frase em demasia, considera mesmo colocar
os melhores testemunhos que deram sobre ti no topo do cv, sendo que a
melhor de fazer isto é usar os testemunhos de recomendações do Linkedin. Assim,
mostras os teus pontos fortes no início do cv, através daquilo que outras
pessoas disseram sobre ti.
O debate acerca
do número de páginas do cv é outra coisa que irá continuar. Uma ou duas
páginas?
Se o teu cv for
destinado a uma empresa e cargo específicos, será melhor ter em consideração o
tamanho. Edite-o se necessário para adaptá-lo à situação, pois os recrutadores
têm tempo limitado.
Outra dica
importante é certificar-se de que o teu cv é legível em computadores, mas
também em dispositivos móveis.
Tenta ler o teu
currículo num telefone ou num tablet, porque os recrutadores podem
eventualemente dar uma vista de olhos ao teu cv no seus dispositivos móveis.
Ter sempre consideração que o ser a presença de itens, fontes em negrito e
parágrafos curtos são mais importantes do que o comprimento do cv no geral.
Fonte: mandate
Fonte: mandate
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