quinta-feira, 21 de março de 2013

Análise custo-benefício


A análise custo-benefício é um processo sistemático que ajuda na tomada de decisões nos negócios. Serve para calcular e comparar os custos e benefícios de um projeto, decisão, entre outros. Uma vez que este processo assenta na adição de fatores positivos e na subtração dos negativos, para determinar um resultado líquido, é utilizada mais frequentemente para questões financeiras.
Podemos resumidamente afirmar que a ACB estuda a relação entre os custos e os benefícios de um projeto, expressos em termos monetários. A ACB encontra, identifica e soma todos os aspetos positivos – benefícios. Depois identifica, quantifica e subtrai todos os negativos, os custos. A diferença entre estes dois indicadores indica se a ação planeada é aconselhável ou não.

O verdadeiro truque para fazer uma ACB bem feita é ter a certeza de que todos os custos e benefícios são incluídos e corretamente quantificados. É importante lembrar que, para uma ACB ser realizada de forma correta, deve considerar não só os custos e benefícios tangíveis, mas também os intangíveis, tais como os custos sociais e ambientais.
Exemplo de uma ACB
Uma empresa gostaria de comprar novo software para melhorar o seu negócio. Poderia fazer uma ACB para decidir e tomar uma decisão.
No lado negativo (custos), estariam:
- o preço do software;
- o custo dos técnicos para instalar e implementar o software, e
- o custo da formação para utilização do software.
No entanto, no lado positivo (benefícios) encontraríamos:
- processos empresariais melhorados (o que levaria a uma diminuição anual de custos);
- melhor informação disponível levaria a uma maior capacidade de tomar decisões mais acertadas (o que causaria cash-flows adicionais), e
- mais motivação por parte dos colaboradores, pela utilização de ferramentas de topo para gerir o negócio.
Tal como já referimos anteriormente, tipicamente, os custos são tangíveis, ao passo que os benefícios são duros e intangíveis, mas também suaves e intangíveis o que pode gerar problemas aquando da realização da ACB. Por isso devemos ter especial atenção quando as pessoas afirmam que "se não o podemos medir não existe/não tem valor". Especialmente em investimentos mais estratégicos, frequentemente os benefícios intangíveis suplantam os benefícios financeiros.


Ferramentas interessantes para análise dos seus negócios aqui na loja online!



Sem comentários:

Enviar um comentário