A análise custo-benefício é um processo sistemático que
ajuda na tomada de decisões nos negócios. Serve para calcular e comparar os custos
e benefícios de um projeto, decisão, entre outros. Uma vez que este processo
assenta na adição de fatores positivos e na subtração dos negativos, para
determinar um resultado líquido, é utilizada mais frequentemente para questões
financeiras.
Podemos resumidamente afirmar que a
ACB estuda a relação entre os custos e os benefícios de um projeto, expressos
em termos monetários. A ACB encontra, identifica e soma todos os aspetos
positivos – benefícios. Depois identifica, quantifica e subtrai todos os
negativos, os custos. A diferença entre estes dois indicadores indica se a ação
planeada é aconselhável ou não.
O verdadeiro truque para fazer uma
ACB bem feita é ter a certeza de que todos os custos e benefícios são incluídos
e corretamente quantificados. É importante lembrar que, para uma ACB ser
realizada de forma correta, deve considerar não só os custos e benefícios
tangíveis, mas também os intangíveis, tais como os custos sociais e ambientais.
Exemplo
de uma ACB
Uma empresa gostaria de comprar novo
software para melhorar o seu negócio. Poderia fazer uma ACB para decidir e
tomar uma decisão.
No lado negativo (custos), estariam:
No lado negativo (custos), estariam:
- o preço do software;
- o custo dos técnicos para instalar
e implementar o software, e
- o custo da formação para
utilização do software.
No entanto, no lado positivo
(benefícios) encontraríamos:
- processos empresariais melhorados
(o que levaria a uma diminuição anual de custos);
- melhor informação disponível
levaria a uma maior capacidade de tomar decisões mais acertadas (o que causaria
cash-flows adicionais), e
- mais motivação por parte dos
colaboradores, pela utilização de ferramentas de topo para gerir o negócio.
Tal como já referimos anteriormente,
tipicamente, os custos são tangíveis, ao passo que os benefícios são duros e
intangíveis, mas também suaves e intangíveis o que pode gerar problemas aquando
da realização da ACB. Por isso devemos ter especial atenção quando as pessoas
afirmam que "se não o podemos medir não existe/não tem valor".
Especialmente em investimentos mais estratégicos, frequentemente os benefícios
intangíveis suplantam os benefícios financeiros.
Fonte: Portal Gestão
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