O SEO surgiu com a
nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização do links em uma
páginas de resultado era alfabética como nos diretórios web.
Na nova geração de ferramentas de
busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta
relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir
o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é
o Google PageRank.
Os fatores que
influenciam o posicionamento das páginas são guardado a sete chaves pelos site
de busca. Porém, ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores
práticas que se resumem em empregar o bom senso na criação e estruturação de um
site. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em um
busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes
em posições diferentes.
O SEO pode ser
dividido em duas partes. Fatores internos e fatores externos. Os internos são
relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões
web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é
linguagem utilizada para construir páginas web. Já a parte externa analisa como
os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links
apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado.
Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para
que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave
relacionadas a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o
PageRank.
Existe também o lado
negro do SEO conhecido como Black Hat Seo. Nele, são utilizadas técnicas que
tentam enganar os algoritmos das ferramentas de busca para melhorar o
posicionamento da página como uso de texto invisível ou de exibir conteúdo
diferente para pessoas e sites de busca. Quando descobertos, os sites de busca
podem punir os sites que utilizam estas práticas diminuindo a importância do
site ou chegando a excluí-lo da sua busca.
Não se deve confundir
o SEO com links patrocinados, pois no segundo você pode pagar para ter a
garantia de ficar na frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro
se estiver disposto a pagar o preço.
Fonte: Marketing de Busca
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