quarta-feira, 27 de março de 2013

Excel


Lista de fórmulas Excel: conversão Inglês Português
Embora o Excel converta automaticamente o idioma das fórmulas, por vezes é difícil compreender o seu significado quando são usadas num idioma que não é o mais familiar. 
Mas, se está mais acostumado a usar fórmulas em Português, não há problema: fica aqui a lista completa de fórmulas.

Se tem interesse em aprender mais sobre Excel, inscreva-se no Curso Excel para Gestão.



sexta-feira, 22 de março de 2013

Alterações IRS 2012 a entregar em 2013 para pensionistas


Alterações Pensionistas 2012

Todos os pensionistas com rendimentos mensais superiores a 293 euros terão de entregar o modelo 3 do IRS.
A razão para isto acontecer deve-se ao facto da dedução específica das pensões ter sido reduzida e equiparada à dedução dos rendimentos de trabalho dependente.
São consideradas isentas as pensões abaixo dos 4.104 euros anuais.
A entrega em papel é até 31 março. 



Não hesite em contratar um profissional para o ajudar.
Para preencher as declarações de IRS poderá contactar: 
hpgoncalves63@gmail.com

quinta-feira, 21 de março de 2013

Análise custo-benefício


A análise custo-benefício é um processo sistemático que ajuda na tomada de decisões nos negócios. Serve para calcular e comparar os custos e benefícios de um projeto, decisão, entre outros. Uma vez que este processo assenta na adição de fatores positivos e na subtração dos negativos, para determinar um resultado líquido, é utilizada mais frequentemente para questões financeiras.
Podemos resumidamente afirmar que a ACB estuda a relação entre os custos e os benefícios de um projeto, expressos em termos monetários. A ACB encontra, identifica e soma todos os aspetos positivos – benefícios. Depois identifica, quantifica e subtrai todos os negativos, os custos. A diferença entre estes dois indicadores indica se a ação planeada é aconselhável ou não.

O verdadeiro truque para fazer uma ACB bem feita é ter a certeza de que todos os custos e benefícios são incluídos e corretamente quantificados. É importante lembrar que, para uma ACB ser realizada de forma correta, deve considerar não só os custos e benefícios tangíveis, mas também os intangíveis, tais como os custos sociais e ambientais.
Exemplo de uma ACB
Uma empresa gostaria de comprar novo software para melhorar o seu negócio. Poderia fazer uma ACB para decidir e tomar uma decisão.
No lado negativo (custos), estariam:
- o preço do software;
- o custo dos técnicos para instalar e implementar o software, e
- o custo da formação para utilização do software.
No entanto, no lado positivo (benefícios) encontraríamos:
- processos empresariais melhorados (o que levaria a uma diminuição anual de custos);
- melhor informação disponível levaria a uma maior capacidade de tomar decisões mais acertadas (o que causaria cash-flows adicionais), e
- mais motivação por parte dos colaboradores, pela utilização de ferramentas de topo para gerir o negócio.
Tal como já referimos anteriormente, tipicamente, os custos são tangíveis, ao passo que os benefícios são duros e intangíveis, mas também suaves e intangíveis o que pode gerar problemas aquando da realização da ACB. Por isso devemos ter especial atenção quando as pessoas afirmam que "se não o podemos medir não existe/não tem valor". Especialmente em investimentos mais estratégicos, frequentemente os benefícios intangíveis suplantam os benefícios financeiros.


Ferramentas interessantes para análise dos seus negócios aqui na loja online!



sábado, 16 de março de 2013

Portal do Empreendedor

O Portal do Empreendedor do Baixo Mondego pretende responder de forma ágil e útil às necessidades de informação de quem está a criar um projeto empresarial, procurando por esta via apoiar o empreendedorismo e a criação de empresas na Região.

Para mais informações clique aqui.

terça-feira, 12 de março de 2013

Entrega do IRS referente a 2012


Como já é do conhecimento de todos o prazo de entrega das declarações de IRS relativas aos rendimentos obtidos em 2012, começaram em 1 de março.
Durante este mês decorre a 1ª fase da entrega, em formato de papel, para os contribuintes e pensionistas com rendimentos, exclusivamente, da categoria A e/ou H.
No ano de 2012 foram introduzidas bastantes alterações refletindo-se estas ao nível das regras e limites das deduções de despesas no IRS. Muito provavelmente irá receber menos do que costuma receber em reembolso habitualmente.

Prazos de entrega de IRS



Deduções (2012)



Outras alterações:

Pensionistas

Todos os pensionistas com rendimentos mensais superiores a 293 euros terão de entregar o modelo 3 do IRS, A razão para isto acontecer deve-se ao facto da dedução específica das pensões ter sido reduzida e equiparada à dedução dos rendimentos de trabalho dependente.
São consideradas isentas as pensões abaixo dos 4.104 euros anuais.

Não hesite em contratar um profissional para o ajudar.
hpgoncalves63@gmail.com





domingo, 10 de março de 2013

Pai Rico...


O Guia de Investimentos do Pai Rico é um guia, a longo prazo, para todos aqueles que querem tornar-se investidores ricos e que querem aprender a investir onde apenas os ricos podem investir. Mas atenção que isto não é uma garantia mas sim algo para fazer parte da sua formação como investidor de negócios.
É possível ficar rico, mas não rapidamente. Só se fizer o seu trabalho de casa, e for aprendendo ao longo da sua vida, é que vai conseguir ser rico verdadeiramente, de maneira a que os seus filhos e netos se podem livrar de preocupações financeiras.


Artigo completo em Portal Gestão



quarta-feira, 6 de março de 2013

Já ouviu falar no plano de negócios?



Sucintamente é o documento onde se desenvolve a ideia, se define recursos, traça o retrato do mercado e se estabelece metas. Saiba como o estruturar.
Não basta uma ideia parecer espetacular. É preciso que faça sentido.
O plano de negócios, também conhecido por business plan, é um documento formal que responde a um conjunto de questões, que podem ser formuladas pelo próprio e/ou por outras pessoas. Não existe um formato padrão, mas todos visam responder ao mesmo.
No fundo, é o documento onde se desenvolve a ideia de negócio, recorrendo a um discurso simples e objetivo. Deve apresentar um conjunto de ações com as quais o empreendedor visa atingir um determinado conjunto de resultados. O objetivo, à exceção dos negócios de cariz social, passará, claro, por ganhar dinheiro. Mas é preciso explicar como lá chegar.
O plano de negócios explica de forma coerente, realista e sistemática todas as etapas que terão de ser implementadas para atingir o sucesso, desde a ideia à concretização do negócio.
Daí que deve apresentar as linhas principais do projeto, definir recursos e a sua alocação, como resolver eventuais problemas que possam surgir durante o processo de implementação, entre outros pontos.


Quais as perguntas a que devo responder:         


NEGÓCIO: Qual o negócio? Em que consiste? Qual o produto/serviço? É diferenciador? Como o produzir? Quem é o cliente?
EQUIPA: Qual a equipa envolvida? Que qualificações e competências deve ter?
MERCADO: Qual o mercado? Quem vai comprar? Como se chega aos clientes? Quem são os fornecedores? Por que é que os clientes irão preferir os nossos produtos/serviços face à concorrência? Como se chega a eles? Como fidelizar a clientela? Qual a vantagem competitiva?
RESULTADOS: O negócio é lucrativo? Qual a rendibilidade? Quando é que investidores serão reembolsados?
Fundamental para ajudar a estruturar ideias, o plano de negócios funcionará, mais tarde, como uma ferramenta de gestão contínua e de acompanhamento do negócio. Será também necessário para angariar financiamento, se for o caso.
Estrutura
  1. Sumário;
  2. Apresentação dos promotores do projeto;
  3. Apresentação do negócio;
  4. Análise do mercado;
  5. Posicionamento estratégico;
  6. Análise económica e financeira;
  7. Cenário de contingência.
Apesar de ser a página inicial, o sumário executivo deve ser elaborado em último lugar, dado fazer a síntese do projeto. A sua mensagem deve ser "poderosa" e "persuasiva" e "nunca ultrapassar página e meia". Aí, deverá ser apresentada a equipa, explicado o negócio e as perspetivas de desenvolvimento que oferece a médio prazo, inventariado o investimento, levantadas as necessidades de financiamento e explicada a montagem da operação.
Na apresentação do projeto deve-se explicar, sobretudo, o produto ou serviço, a evolução do projeto, onde é que este é inovador e diferenciador e se está dependente de parcerias para a sua implementação.
O quarto ponto do plano de negócios diz respeito ao mercado. Nenhum negócio é autónomo e independente, o que interessa é o cliente, ou seja, o empreendedor deve focar-se essencialmente nos problemas do mercado e não nas invenções. Na caracterização do mercado, deve detalhar e quantificar, tanto quanto possível, aquilo que retrata e dar exemplos e apontar referências para que melhor se perceba o que pretende fazer.
Parte do "trabalho de casa" passa pela pesquisa, feita com recurso a fontes de informação como o Instituto Nacional de Estatística, associações sectoriais, Pordata, AC Nielsen, no caso dos produtos de consumo, entre outros. O recurso a jornais e a realização de questionários eletrónicos também devem ser tidos em conta.
Em última instância é fundamental perceber quem é o potencial cliente e se há um número suficiente de pessoas que sustentem o negócio.
O levantamento dos pontos fortes e dos pontos fracos do negócio pode ser efectuado através de uma análise SWOT (pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças) e permite ajudar a identificar o posicionamento estratégico a dar ao produto/serviço. Neste âmbito, deverão ser definidos objetivos quantitativos e qualitativos de curto e médio prazo, passíveis de serem alcançados, com ambições realistas.
Outro aspeto a ter em consideração, dada a sua enorme importância para o êxito de qualquer projeto é a distribuição. É essencial perceber como é que se chega ao cliente e com que canais e margens, a comunicação e a organização e os recursos humanos -  definir o que cada um faz e ganha, mesmo quando se trata de um só empreendedor. 
A análise económica e financeira é um aspeto determinante, sendo que o preço a cobrar ao cliente terá de ter em atenção, entre outros aspetos, o posicionamento do produto, uma margem adequada e o preço mínimo de cobertura de custos, entre outros.
O plano de contingência encerra o plano de negócios. Se não der certo, recomeça-se, tirando-se partido dos próprios erros, que são, afinal, uma excelente forma de aprender.
Síntese
Muitas vezes, o problema do negócio pode não ser tanto de cariz burocrático. Começa logo por ter de perceber se a ideia é boa ou má. Esse é o primeiro passo. E é o passo crucial.
Para tal pode recorrer ao "model canvas"; uma ferramenta que através de nove perguntas ajuda a estruturar as ideias, de forma a perceber se com “aquela ideia” é possível fazer um negócio.
Depois, criar uma empresa por si só não quer dizer nada. É importante que seja melhor do que as outras, que traga valor acrescentado. Já pensou nisso?
É certo que por muito bem feito que esteja o plano de negócios, a prática não vai ser igual à teoria, mas ajuda a estabelecer uma estratégia. 
Trata-se de um documento de orientação que obriga a pensar sobre todos os pressupostos assumidos, sem exceção.
Depois, permite definir metas e compará-las com os resultados reais, reorientando, se necessário a estratégia da empresa.
Finalmente, é um documento importante para mostrar a parceiros, investidores, colaboradores, clientes ou fornecedores, porque apresenta as vantagens do negócio.
Por: Cátia Silva Pinto
Fonte: COMPETE

segunda-feira, 4 de março de 2013

Promover

Uma ótima forma de promover o comércio tradicional!
Este vídeo foi realizado na Baixa de Coimbra!
Muito BOM!
Veja!



Calendário 2013

Precisa de se organizar? 

Aqui está uma ótima ferramenta para o seu escritório - Calendário 2013 em Excel - Economia e Finaças

sexta-feira, 1 de março de 2013

Reformados com 4.104 euros por ano passam a ter de entregar IRS



Os reformados com pensões iguais ou superiores a 4.104 euros anuais vão ter de entregar este ano declaração de IRS e alguns podem pagar imposto pela primeira vez, alerta a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC).
"Podem ter de pagar, é uma questão muito complexa e até injusta, que resulta da decisão do Governo de aproximar as pessoas reformadas com as que estão no ativo.
Deviam ter tido em atenção que os reformados têm mais encargos com a saúde e despesas, diferentes de quem tem boa saúde e boa capacidade de trabalho", disse à Lusa o bastonário da OTOC, Domingues Azevedo.
Pela primeira vez este ano, a dedução específica das pensões é equiparada à dedução dos rendimentos do trabalho dependente, baixando de 6 mil para 4.104 euros, e tornando apenas isentos da obrigação declarativa os reformados que recebem menos de 4.104 euros brutos por ano.
No caso dos pensionistas com reformas anuais acima dos 22.500 euros, a dedução específica é ainda mais reduzida, ficando sujeita a tributação uma parte maior do seu rendimento.
.
 Fonte: Económico

Prazos de Entrega IRS 2012 aqui.