A iniciativa
da DECO de convidar os consumidores a juntarem-se para pagar menos na fatura de
eletricidade já ultrapassou as 100 mil adesões, sendo que a campanha decorre
até 30 de abril destaca edição do Jornal de Noticias nesta quinta-feira.
A iniciativa
da Deco (Associação de Defesa do Consumidor) para ajudar os clientes de
eletricidade a baixar a conta "está a tornar-se num fenómeno", refere
a publicação. A campanha foi lançada no início da semana e esta quarta-feira,
cerca das 23 horas, ultrapassou as 100 adesões. Ao final da manhã eram já 60
mil aderentes.
"Os
registos podem ser feitos até 30 de abril e em apenas três dias já atingimos
estes números. E não para de crescer", disse a diretora de relações
institucionais da associação, Rita Rodrigues, citada pelo jornal.
A iniciativa,
que é inédita em Portugal mas que já foi realizada em países como a Alemanha,
Bélgica, Holanda e Inglaterra, tem três momentos distintos. Numa primeira fase
- a que está a decorrer agora -, a Deco pretende juntar o maior número de
consumidores particulares de eletricidade e, para conseguir esse objetivo, pede
que seja feito um registo no site www.paguemenosluz.pt.
Findo este
processo, a Deco fará um leilão onde empresas como a EDP, Galp, Iberdrola ou
Endesa vão apresentando ofertas, ganhando a tarifa mais baixa. "O leilão
será online e o operador pode ir mudando a oferta, sendo que fecha quando, ao
fim de 30 minutos, não houver nenhuma nova oferta", segundo a mesma
fonte.
Por fim, a
Deco avalia quanto é que cada consumidor registado poupa em relação ao que paga
atualmente e entra em contacto com eles para saber se querem ou não aderir à
tarifa que ganhou o leilão. "Vamos escolher um preço mais baixo para a
tarifa simples e para a bi-horário, o que quer dizer que podemos escolher até
dois operadores no leilão", explicou ainda Rita Rodrigues.
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