terça-feira, 27 de novembro de 2012

Balanced Scorecard


A Implementação do BSC numa Microempresa
“As conclusões do presente estudo são que as microempresas, para garantir a sua longevidade e competitividade, devem estabelecer controlos efetivos dos seus processos, produtos, adotando dessa forma ferramentas que se adaptem às suas necessidades e às exigências do mercado. Constatou-se que os conceitos e metodologias do BSC podem contribuir para a gestão de uma microempresa, sendo uma importante ferramenta para a gestão, e contribuir para a formulação das estratégias empresariais, assim como, para a transformação das estratégias em ações, sendo esta a principal característica e a maior das vantagens desta metodologia.”
Excerto do Estudo de Caso – Tese de Mestrado de Hilda Pinto





--------------------------------------------------------------------
Construa o Balanced Scorecard com a ajuda desta folha de cálculo excel!
Defina objetivos, indicadores e metas a partir de um modelo pré-construído e obtenha automaticamente um painel de controlo com gráficos dinâmicos, ícones de performance, Key Performance Indicators (KPI) e mapa estratégico.
Esta folha de cálculo está construída em duas partes: uma tabela para escolha de objetivos, indicadores e metas e outra, com um painel de controlo automático.
Na primeira folha concebe a base do Balanced Scorecard, escolhendo os objetivos estratégicos em cada uma das quatro perspetivas: Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizagem & Crescimento. O sistema sugere até 65 indicadores pré-definidos para cada um dos objetivos estratégicos mas também permite criar livremente os seus.
Cada indicador deverá referir o Tipo de Variável: Soma, Média ou Valor do Mês. É com base nesta informação que o sistema avalia o resultado de cada uma das métricas. Sendo 'Soma', o sistema adiciona os resultados de todos os meses do período em análise; sendo 'Média', calcula a respetiva média; sendo 'Valor do Mês', considera o valor observado no último mês do período em análise. Na escolha de um dos 65 indicadores pré-definidos, este campo é preenchido automaticamente.
Além do Tipo de Variável, cada indicador deverá mencionar a Unidade de Medida: euros, percentagens, índices, números inteiros, horas, dias, etc. Deverá também indicar qual a Meta Anual e qual o valor mensal observado para o período em análise.
Na segunda folha, obtém-se o dashboard que permite a leitura automática dos mapas estratégicos. É composta por:
·           Gráfico dinâmico para análise da performance de indicadores, atualizado em função da célula ativa e do período em análise ;
·           Barra de deslocamento horizontal para seleção do período de análise, entre Janeiro e Dezembro, de cada ano;
·           Comparação dos resultados obtidos com as respetivas metas e destacamento dos valores máximos do ano;
·           Tabela de indicadores com resultados obtidos e metas propostas para o período em análise, bem como de ícones que sinalizam o grau de atingimento dos indicadores;
·           Painel com objetivos estratégicos classificados em cada uma das quatro categorias estratégicas: Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizagem & Crescimento.
Em suma, é um apoio fundamental à definição de objetivos estratégicos para qualquer organização, uma base de dados simples e intuitiva e um painel de controlo automático.
Para adquirir esta ferramenta brilhante entre na loja online aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário