quarta-feira, 7 de novembro de 2012

As atividades de marketing

A empresa vai desenvolver um conjunto de atividades que podemos ordenar por fases.
Numa primeira fase, a empresa tem de refletir sobre o mundo como vai usar os seus pontos fortes e melhorar os seus pontos fracos para que possa atingir a sua missão.
Claro que esta reflexão não se alheia do seu meio envolvente, nomeadamente:
- do conhecimento profundo do mercado em que se desenvolve sua atividade (dados qualitativos, quantitativos, previsões);
- da análise do estilo e posicionamento da concorrência;
- de um estudo cuidado do comportamento dos consumidores.
Desenvolvida a fase anterior só então está a empresa pronta para a fase da conquita do mercado:
- definição prévia do mercado-alvo;
- posicionamento que quer ocupar na mente dos seus clientes.
É a partir destes dois elementos que é possível desenhar uma estratégia de mercado através do marketing-mix (produto, preço, distribuição e promoção), isto é, do conjunto de variáveis que a empresa controla e adapta ao seu cliente-alvo, são chamadas também as variáveis dos 4 P's (Product, Price, Place, Promotion). 
Revista Dirigir/setembro/2005

Finalmente a empresa terá de formalizar todos estes passos sob a forma de plano de marketing. 

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